Documentário Chegança 40 Anos de Migração
Cadastre seu E-mail:
Cadastrar
Today: 19.Sep.2017

A todo o momento pessoas deixam sua cidade de origem para povoar novas regiões. O brasileiro é um povo aguerrido e sem medo de mudanças. São famílias oriundas de todas as partes do Brasil. Para o IBGE,pelo menos 40% da população são frutos de movimentos migratórios.


Em Mato Grosso, a chegada de imigrantes ficou bastante acentuada a partir dos anos 70. Primeiro vieram do Nordeste e, na sequência, do Sudeste e especialmente do Sul, com uma grande corrente migratória que determinou uma nova configuração da população mato-grossense.

A história do desenvolvimento do Mato Grosso, nas últimas três décadas, pode ser perfeitamente compreendida com base nos slogans que marcaram os governos dos presidentes Afonso Pena e Washington Luís: "governar é povoar" e "governar é abrir estradas", respectivamente.

Mato Grosso hoje representa muito no cenário nacional. É campeão brasileiro em crescimento econômico e na geração de empregos formais, com mais de 400 mil novas frentes de trabalho. É o único do País que cresceu 76% de sua riqueza.

Para além desta exuberância econômica, o estado tem hoje um novo perfil cultural: o encontro de povos propiciou um cenário diferente e novo. O "Chegança - 40 anos de migração em Mato Grosso" retrataráum pouco deste novo Mato Grosso.