Documentário Chegança 40 Anos de Migração
Cadastre seu E-mail:
Cadastrar
Today: 23.Jul.2017

OBJETO

O documentário "Chegança - 40 anos de migração em Mato Grosso" é um relato dos principais momentos dos movimentos migratórios ocorridos no período de 1970 a 2010. Este registro é feito sob a ótica do desenvolvimento humano, das a??nidades e contrastes no encontro de nativos e migrantes que deram origem a novos povoados.

JUSTIFICATIVA
A construção e os estudos da história, sociologia, antropologia e da comunicação são resultados da observação do Homem em sua teia social. Nossa memória se constituirá, entre outros fatores, da análise de nossos fenômenos sociais. A particularidade deste momento, entretanto, fica por conta das muitas possibilidades de registro de nossa memória. São os inúmeros instrumentos que a tecnologia disponibiliza. Por meio destas ferramentas é possível realizar registros únicos da nossa história. O audiovisual permite uma força narrativa que somente o povo, "guardião" da nossa memória, é capaz de relatar. Seguindo a linha de raciocínio do escritor Ruben George Oliven em sua obra Mitologias da Nação: "(...)a construção de uma memória nacional e de uma identidade nacional, longe de ser consensual, está ligada aos grupos que são vistos como detendo poder e autoridade legítima para se erigirem nos guardiões da memória". Para registrar uma pequena fração desta memória recorreremos à eficácia da imagem e da narrativa.
Gente de todos os recantos aportou nas terras de Dom Aquino. Multiplicou-se a espécie e hoje a geração autóctone é grande e bela. O fabuloso e extraordinário deste encontro é a formação cultural advinda dessa nova geração mato-grossense, a riqueza cultural da miscigenação de costumes, de gastronomias, de sotaques. Um desenvolvimento humano com um novo viés, fruto do nascimento de muitas cidades.

CONTEÚDO
O documentário enfocará diversos aspectos do período histórico que servirá de repertório:

o As características dos principais movimentos migratórios;
o A configuração socioeconômica do Mato Grosso antes dos movimentos migratórios e as mudanças oriundas deles;
o A relação dos povos mato-grossenses com os "chegantes";
o A luta para a construção de novos povoados;
o Os governos do Mato Grosso neste período;
o A primeira eleição de um migrante a governador do estado;
o O novo povo mato-grossense.

FORMA
Duração: Cinquenta e cinco minutos.
Formato: HD.
Idiomas: português, com legendas em língua inglesa e espanhola.
Abordagem: O vídeo vai ter como fio condutor um marco grá??co editorial que conduzirá a passagem de tempo e a narrativa do documentário. Fará entrevistas com os pioneiros dos processos migrantes e também com especialistas em diversos campos do saber.